Santos é a primeira em ranking de saneamento

Santos é a primeira colocada no Ranking do Saneamento produzido pelo Instituto Trata Brasil, que avaliou as 100 maiores cidades do País com base nos dados de 2018 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). O estudo foi divulgado na última terça-feira (10).

Em quesitos como atendimento urbano de água e esgoto, investimentos e distribuição do recurso hídrico, o Município atingiu a nota máxima, totalizando 9,71 pontos dos 10 possíveis.

Segundo o instituto divulgou no ano passado, a Cidade aparece bem colocada desde a primeira edição do ranking, em 2009. “Santos abastece 100% da população com água tratada”, aponta o Trata Brasil, complementando que “99,93% têm acesso à coleta de esgoto e 97,64% é tratado” no Município, um dos poucos no Brasil a atingir a universalização desses serviços conforme a publicação.

Outro dado informado em 2019 é de que “a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) investiu, em dez anos, cerca de R$ 490 milhões em melhorias e expansões dos sistemas de água e esgoto de Santos, fazendo com que a Cidade alcançasse padrão europeu de saneamento”.

Neste mesmo ranking, Santos já havia obtido a segunda colocação em 2019 e a 12ª em 2018.