Mourão diz que praias do Nordeste estão próprias para banho


O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, fala durante coletiva de imprensa para correspondentes internacionais na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro.
 

O presidente em exercício, Hamilton Mourão, disse neste sábado (26) que as praias do Nordeste atingidas pelo derramamento de óleo estão próprias para banho. “O óleo já foi recolhido. Hoje acredito que não tem mais nenhuma praia suja no Nordeste. Todas estão com óleo recolhido. À medida que vai aparecendo, nós estamos deslocando os especialistas para lá, eles fazem a limpeza e pronto, a praia está em condições de banho”, afirmou Mourão, em entrevista à Globo News.

Mourão comentou que a orientação do Ministério da Saúde sobre a impropriedade dessas praias refere-se às que têm manchas aparentes. O vice-presidente citou como exemplo de praias que foram limpas. “Morro de São Paulo (BA) tinha sido atingida e imediatamente, no dia seguinte, estava em condições de banho”, acrescentou. Ele voltou a destacar que o governo está empenhado em encontrar o responsável pelo derramamento do óleo.

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), o óleo foi encontrado em pelo menos 238 pontos, de 88 municípios dos nove estados nordestinos. O Ibama informou, também, em balanço divulgado ontem, que mais de 1 mil toneladas de óleo com areia foram retiradas do litoral nordestino.

* Com informações do Estadão Conteúdo.