Começa a obra para reurbanizar e implantar galeria de drenagem na Zona Noroeste de Santos

A Avenida Haroldo de Camargo, na Zona Noroeste, terá o seu trecho final reurbanizado. São os cerca de 200 metros entre as imediações da Rua Dr. Antônio Alves Arantes até o Caminho da Divisa. Os serviços, complemento da etapa 1 do Programa Nova Entrada de Santos, começaram com a montagem do canteiro de obras.

Serão construídas guias, sarjetas e o trecho receberá pavimentação, concluindo a reurbanização da via. O projeto inclui ainda melhorias de iluminação na ciclovia existente na avenida, que tem 1 km de extensão desde a Av. Nossa Senhora de Fátima até o Caminho da Divisa, cortando os bairros Areia Branca e Castelo, no limite entre Santos e São Vicente.

Para que todas essas melhorias possam ser executadas, o trecho a ser reurbanizado receberá antes um novo sistema de drenagem, com a construção de uma galeria de aduelas de concreto (espécie de manilhas gigantes), medindo quatro metros de largura por dois metros de altura.

O sistema fará parte da posterior ligação com uma comporta que será implantada nas proximidades. Futuramente, as águas pluviais seguirão a partir da comporta por canal artificial até a foz do Rio dos Bugres, para desaguar no canal do Estuário.

 

VISTORIA CAUTELAR

Paralelamente à montagem do canteiro de obras, um funcionário da empreiteira está visitando as casas nas imediações para fazer um levantamento detalhado, com imagens, visando documentar o estado das construções. É uma vistoria cautelar, que servirá de parâmetro para avaliar qualquer problema que possa surgir em decorrência das obras.

 

TRÂNSITO

Para a execução dos serviços, a partir desta quarta-feira (28) até o dia 20 de dezembro, o trecho da Av. Haroldo de Camargo, entre as ruas Dr. Antônio Alves Arantes e Dr. Flor Horário Cyrilo, ficará fechado ao tráfego de veículos. O bloqueio diário (exceto sábados e domingos), valerá sempre no período das 8h às 17h. O acesso dos moradores será garantido.

 

Obra inclui passeios acessíveis em outras duas avenidas

O complemento da etapa 1 do Programa Nova Entrada de Santos abrange ainda a execução de 7,7 mil m² de passeios acessíveis, no padrão Calçada para Todos, em outras duas vias da Zona Noroeste. Trata-se das ruas Eng. Manoel Ferramenta Júnior e Prof. Francisco De Domenico, que já foram pavimentadas. Os serviços na Manoel Ferramenta estão em andamento.

A TMK Engenharia venceu a licitação para executar as obras na Haroldo de Camargo e os passeios acessíveis nas outras duas avenidas, com o valor de R$ 8.095.747,80, incluindo material, mão de obra e equipamentos. Os serviços deverão ficar prontos no prazo de um ano e meio e serão supervisionados pela Secretaria de Infraestrutura e Edificações.

 

Novos passeios e pavimentação na primeira etapa

Na primeira etapa de reurbanização da Haroldo de Camargo, a avenida ganhou novos passeios no padrão Calçada para Todos, com embutimento de dutos para passagem de infraestrutura de telefonia e lógica. Foi recapeada, incluindo a faixa não pavimentada, que recebeu reforço do solo entre as ruas Antônio Godói e Silvio Chadad, sanando o problema do trecho que recebia constantes descartes irregulares de lixo.

O projeto compreendeu, ainda, modernos pontos de ônibus e lixeiras e a implantação de uma ciclovia no canteiro central das pistas com 475 metros de extensão e dois metros de largura, desde a Rua Jornalista Paulo Matos até a Rua Dr. Antônio Alves Arantes.